Portal do Viajante

Viajar sozinha: Como começar sua jornada solo com dicas práticas

As dicas de hoje são para você abrir a mente, encarar e se descobrir em uma jornada só sua, que nenhum curso da internet vai te ensinar.

Crescer vendo os meninos com mais liberdade sempre me deixou curiosa sobre o significado dessa tal liberdade. À medida que fui crescendo, percebi que ela se desdobra em diversos aspectos: financeiro, geográfico, pessoal e até mesmo nos relacionamentos. E aos poucos, descobri que conquistar minha liberdade geográfica era só o começo de uma jornada incrível, repleta de experiências que aos poucos vou compartilhando com vocês. Mas por enquanto, vou começar com alguns dicas para mulheres que estão com a ideia na cabeça e não sabem por onde começar.

1. COMECE PELO BÁSICO

Para você chegar no momento de viajar sozinha, já ensaiou como seria? Já foi ao cinema assistir a um filme que ninguém queria ir com você? Ou deixou de esperar os amigos para ir àquele restaurante que você tanto adora? Pois é! Comece pelo básico para quando chegar o momento de viajar sozinha, você já esteja confortável com a solitude.

2. CONECTE-SE COM OUTRAS MULHERES VIAJANTES

Se você está sempre entre pessoas que têm perspectivas de vida diferentes da sua, com certeza, pode ser cansativo mentalmente, estar falando sobre as suas metas e sonhos viajantes a serem realizados. Procure grupos e comunidades de mulheres que viajam sozinhas! Eu mesma tenho um grupo para isso, se você quiser entrar, me avisa no Instagram. Mas você pode facilmente encontrar no Facebook, Instagram e WhatsApp. Assim, você vai fazendo novas amigas, trocando dicas, compartilhando medos e anseios e se encorajando.

3. TOME SUAS PRÓPRIAS DECISÕES

Ouvir a opinião de quem a gente ama é importante. Mas ouvir a gente mesma e refletir sobre o que queremos para a nossa vida, e tomar uma decisão é libertador. Porque ok, você tem amigos e família que te amam, mas tem muita coisa por trás disso, como a ideia e pensamento dessas pessoas em relação a viajar sozinha, muitas vezes você dando espaço para as pessoas opinarem, na verdade, elas poderão expor os seus próprios medos e acabar te desencorajando. Só você sabe o que é melhor para você. Só você sabe onde o calo aperta. Só você sabe os seus limites e só você sabe do seu sonho.

4. VOCÊ NÃO É TODO MUNDO

Muito lindo ver os vídeos maravilhosos das redes sociais né? Entenda que o que você vê na internet, não chega a 10% da realidade. Sonhe e pense por você mesma. A internet é uma ótima ferramenta para informação e conhecimento, mas não se deixe basear pelos influenciadores. Muitas vezes a gente vê fotos de lugares lindos e maravilhosos, e aí você vai lá no lugar e não é nada daquilo, ou até é, mas não tem NADA A VER com você. Então é importante que você pense por você mesma, e tenha o filtro do que é bom ou não. Pense: Meu sonho é viajar sozinha, ou eu sonho com a vida dos criadores de conteúdo? Se liga hein….

5. TENHA PLANEJAMENTO!

É clichê eu dizer para você se organizar, mas mais para frente você vai entender que se planejar vai salvar a sua sanidade mental. Faça um bom seguro saúde para caso aconteça com você, você não arrume uma dívida para a vida toda para pagar! Nessas horas que a gente percebe o tanto que o SUS é bom. E o mais importante, tenha uma RESERVA financeira. Isso vai te ajudar muito! Seguir a sua viagem sabendo que você tem um dinheiro de emergência, que se algo acontecer, você tem condições de comprar uma passagem aérea, ou mudar de acomodação, ou simplesmente não querer estar em um lugar, você vai conseguir sair dessa situação com tranquilidade. Não ter dinheiro o suficiente adoece a gente, e faz a gente se colocar em situações que não gostaríamos. Então, sim, faça uma reserva de emergência, e esqueça esse dinheiro na conta, só use nesses momentos essenciais, e siga sua viagem com tranquilidade. Ah, e se eu perder o emprego? Se eu não gostar do voluntariado que estou fazendo? Se eu estou em um lugar que não me faz bem? Acione sua reserva de emergência.

5. NEM TUDO VAI DAR CERTO

Se planejar e entender que nem tudo vai dar certo são dicas que estão lado a lado. Nem sempre tudo vai ser mil maravilhas. Você pode perder um ônibus, um voo, e as coisas podem ir se enrolando. Faça um plano A, B e C, mas caso nenhum dos três dê certo, ACEITA QUE DÓI MENOS. Imprevistos irão acontecer, e esteja preparada para isso. Isso só vai te fortalecer e te deixar mais experiente.

6. ESTEJA RODEADAS DE PESSOAS COM UM PROPÓSITO PARECIDO COM O SEU

Quando você começar a viajar, você vai perceber que muitas pessoas vão cruzar o seu caminho. Entenda que você não precisa ser amiga de todo mundo. Aprenda a filtrar as amizades e tenha ao seu lado pessoas que têm propósito ou vibe parecida com a sua. É claro que vão ter momentos que você vai cruzar com pessoas passageiras e é isso, faz parte. Mas também haverão pessoas que ficarão para a vida toda.

LIBERDADE TRILHAR CAMINHOS PRÓPRIOS E INCERTOS

Por enquanto essas são dicas para as mulheres que queiram começar a viajar sozinha e estão pensando sobre. Vou deixar aqui também a sugestão do episódio do meu podcast que gravei com a Tamara e Gabriela, duas amigas que eu conheci durante minha jornada pelo Rio de Janeiro. Antes de ambas partirem, gravamos o episódio “Liberdade é criar caminhos próprios e incertos“. Clique no link abaixo e ouça gratuitamente:

Rolar para cima